Implantodontia


Implantodontia é a área da odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo, com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários.
Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias (implantes dental unitário), até grandes reabilitações totais, fixas ou removíveis (protocolo, ou próteses removíveis)
Tipos de implantes:
Existem diversos tipos de implante dentário, adaptados para a necessidade de cada paciente!
Prótese protocolo - são necessários de quatro a oito pinos de titânio que suportam a prótese feita em resina. Portanto, é indicado para casos com grande parte dos dentes comprometidos. Sua função é habilitar a mastigação, substituindo todos os dentes. Além de recuperar o processo mastigatório, também influencia muito a autoestima.
O dentista implanta os pinos no osso abaixo da gengiva. Depois, é colocada uma prótese completa, moldada para a arcada dentária de cada pessoa.
Implante unitário- é indicado para substituir um, ou poucos dentes que não estejam em sequência, ou seja, lado a lado.
A estrutura que fornece a rigidez é implantada no local da raiz do dente. Em seguida, é confeccionado um dente postiço, geralmente de porcelana, pois ela imita a coroa do dente. Também, o ideal é procurar o dentista o mais rapidamente possível após a perda, para que o tratamento seja efetivo. É importante levar em consideração a perda de estrutura óssea com relação ao tempo.
Overdenture - esse modelo é o mais acessível, pois leva menos tempo para a finalização do tratamento. Nesse caso, o dentista vai implantar de três a seis pinos para a fixação de uma prótese de resina no modelo grande. Isso funciona similar ao de uma dentadura fixa.
Um benefício importante a ressaltar é que esse modelo é removível. Por meio de botões de pressão, o travamento e o destrave são realizados, podendo o próprio paciente colocá-la ou tirá-la, o que facilita a higiene bucal.