Ortodontia

aparelho4.jpeg
aparelho5.jpeg

A ortodontia é a área que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, fazendo a prevenção e corrigindo as más oclusões dentárias.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (ajuste da mordida e encaixe dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conse-quentemente, uma boa nutrição e melhora na saúde bucal.

Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes (periodonto), que podem contraindicar o tratamento por conta de problemas periodontais.

Tipos de aparelho:

Existem diversos tipos de aparelho ortodôntico, e cada um deles se adapta a cada caso!

Aparelhos fixos - são unidos aos dentes através de uma substância adesiva, e são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária.

Permitem maior movimentação dos dentes e o tratamento é independente (não depende de manuseio do paciente) e deve ser ajustado mensalmente no consultório odontológico! 

Aparelhos removíveis - são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Alinhadores - Existem também os alinhadores ortodônticos! Que são placas de material transparente utilizadas para garantir um tratamento confortável e estético, que pode ser utilizado para diversas necessidades! Desde ajuste de mordida cruzada, até ajuste da arcada dentária (posição dos dentes).

Documentação:

A documentação para o tratamento ortodôntico é composta por um conjunto de exames e procedimentos responsáveis pela análise mais profunda da arcada dentária e formação óssea do paciente. Através dela, o ortodontista tem condições para avaliar qual o tratamento ideal para você, e então, iniciar o procedimento ortodôntico necessário.

Aqui na LACS nós contamos com um aparelho de radiografia panorâmica próprio. O que torna mais ágil o processo necessário para instalação do aparelho, e começo do tratamento!

Assista ao vídeo informativo:

Tem alguma dúvida, ou deseja agendar uma avaliação?
Envie uma mensagem pelo chat ou clique no botão abaixo e fale conosco no whatsapp:
Inscreva-se para receber nossos
conteúdos e atualizações!

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter!