Hoje em dia é cada vez mais comum se ouvir falar em tratamento ortodôntico para crianças e adolescentes. Porém, algumas dúvidas ainda permanecem presentes no dia-a-dia dos pais e responsáveis!
Nesse post iremos responder algumas das dúvidas mais comuns entre os pais, em relação ao uso de aparelho pelos pequenos.
1º - qual é a idade recomendada?
Isso varia muito de acordo com cada caso específico, e deve se levar em consideração diversos fatores!
Porém, em geral, por volta dos 6 anos já é possível identificar a necessidade de uma tratamento ortodôntico! Com essa idade, a criança se encontra na primeira fase de troca da dentição e o profissional poderá avaliar vários pontos.
2º - Quando é recomendado um aparelho infantil?
Alguns hábitos são levados em conta na hora do diagnóstico, tais como:
chupar o dedo, principalmente após os 6 anos;
dificuldades para mastigar;
espaço entre os dentes, por exemplo, quando os dentes superiores estão posicionados bem mais à frente do que os inferiores;
dentes anteriores que não se tocam, mesmo com a boca fechada;
desgaste dos dentes;
constantes dores de cabeça, ou no maxilar;
entre outros sintomas e hábitos que a criança pode ter.
3º - Porquê iniciar um tratamento ortodôntico ainda na infância?
Buscar o tratamento ortodôntico ainda na infância é extremamente importante.
Pois através dele, é possível “guiar” corretamente o desenvolvimento ósseo e das arcadas dentárias, evitando que os pequenos venham a sofrer com problemas mais sérios quando a dentição permanente vier.
Além disso, como nessa fase ainda não houve a completa consolidação dos ossos da face e nem o nascimento de todos os dentes permanentes, é mais fácil para que o dentista consiga fazer correções, e obter resultados mais rápidos.
Mesmo se a criança precisar usar aparelho fixo quando a dentição for trocada, o tempo total do tratamento será bem menor, já que a base óssea estará bem posicionada e corrigida, bem como as intervenções que precisarão ser feitas, tornando o alinhamento dentário mais simples.
4º - Quais são os benefícios do tratamento ortodôntico infantil?
O aparelho para crianças oferece muitos pontos positivos, tais como:
é possível modificar o crescimento dos ossos da face;
redução das chances de efeitos colaterais, uma vez que as raízes dos dentes estão menos desenvolvidas e são mais favoráveis às forças aplicadas;
facilidade para corrigir os problemas de mordida;
melhora na auto-estima e na socialização, uma vez que os problemas de oclusão e de fala serão corrigidos, reduzindo as brincadeiras por parte dos colegas;
Agora que você conhece todos os benefícios do uso de aparelho na infância, não perca tempo e fale conosco pelo whatsapp!
Agende uma avaliação na unidade Lacs odonto mais perto de você!
Comentários